segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Envelhecer...


Seus pais um dia, lhe ensinaram a pentear o cabelo, a pegar no talher, amarrar o cadarço,abotoar o botão da calça, e outras coisas simples que a vida exige que aprendamos. E então quando eles envelhecerem, não se irrite se eles começarem a esquecer de amarrar o cadarço ou abotoar a camisa. Nem tão pouco fique bravo, quando te chamarem para pentear seus cabelos, porque suas mãos tremem.Pois do mesmo modo que você cresceu, eles estão envelhecendo aos poucos. Cuide dos seus pais, ele é o que você será amanhã, em todos os sentidos. Eles são o seu espelho do amanhã, quando suas rugas e cabelos brancos aparecerem, afinal envelhecer é um fato. Aprenda com eles, que envelhecimento é merecimento de uma vida.
Por isso, se ele tem dificuldade de te ouvir, procure entender,
Se tem as mão tremulas e derruba coisas, tenha paciência,
Se ele tem um andar lento, dê o seu braço a ele,
Se ele se esquece das coisas, não é proposital,
Se age feito uma criança, lhe proporcione quele mesmo amor e carinho que te deram um dia,
Se repetir a mesma história 9283 vezes, escute.
Faça um idoso feliz, o ensine a ser o mínimo independente que seja. Deixe-o escolher a roupa que quer vestir, decidir se quer ir ou não aquela festa ou aquele jantar, o chame pelo nome, visite-o, demonstre que ele é importante.Leve-o para passear, para conhecer gente nova.Aproveite melhor as experiências que aquele sábio cabelo branco pode te proporcionar.Peça-o para contar sua história de vida.
Não digo só dos seus pais, seus avós nao. Até mesmo aquele senhorzinho que está ali, sozinho.Converse com ele, dê ouvidos, lhe dê o máximo de atenção, ajude, ensine-o e aprenda com ele.Porque um dia pode ser você, o idoso abandonado, precisando de apoio, porque ninguém é jovem por toda a vida, e olha, o tempo voa viu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário